quarta-feira, 26 de outubro de 2011

NASYA PARA RINITES E SINUSITES



Muitas pessoas sofrem com rinite alérgica, principalmente as que vivem em grandes centros urbanos como São Paulo em que o ar é repleto de partículas químicas emitidas por carros e fábricas. A rinite alérgica pode ser tratada de diversas maneiras.  Uma investigação séria é possível descobrir até mesmo alergias a alguns tipos de alimentos como alergia ao açúcar contido no leite, a lactose. 
 Para sintomas respiratórios como renites e sinusites a Ayurveda trabalhamos com a NASYA.
O Nasya é administração de medicamento em forma de pó ou óleo na cavidade nasal É indicado para desequilíbrios no subdosha prana, responsável principalmente pela clareza mental e pelas funsões sensoriais. Orgânicamente, esta terapia é indicada em problemas como renites, sinusites, alergias, dores de cabeça, insônica ou sono agitado e leve, excesso de muco e ressecamento na região. Antes da aplicação do óleo ou do pó, deve ser feito no paciente um shiro abhyanga (massagem manipulando os pontos marma da cabeça e pescoço) e 10 minutos de swedana local (aplicação de vapor). Um tratamento dura sete sessões consecutivas, onde são pingadas 6 gotas de óleo em cada narina do paciente. Recomenda-se também que a aplicação seja realizada antes das 10h ou após as 16h e o paciente deve evitar assistir televisão e ouvir música alta logo após o tratamento.

O Navana Nasya utiliza óleo como elemento terapêutico, sendo que deve estar medicado com uma erva apropriada ao dosha do paciente como por exemplo: alecrim, eucalipto, etc.

Além disso sempre fazemos observações sobre a alimentação de cada paciente.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

FITOTERÁPICOS


É muito comum as pessoas optarem por fitoterápicos mas ao mesmo tempo pensarem que esse tipo de remédio não faz mal ou é totalmente leve, e não consultarem um médico, farmacêutico ou um terapeuta, porque geralmente a venda desses remédios na farmácia é livre, o próprio consumidor tem acesso e por uma leitura básica da indicação da embalagem ele mesmo compra e se automedica. Mas o correto é que seja preescrito por um bom profissional da área de saúde. É bom esclarecer que os fitoterápicos são remédios, causam efeitos, a diferença é que não causam tantos sintomas colaterais como os remédios químicos. Os fitoterápicos quando não fazem efeito quer dizer que algo não está correto, seja na tipologia escolhida, seja na dosagem ou forma de ingestão. É um remédio que recomendamos pois tem similaridade com a Ayurveda que tem como princípio os elementos da Natureza.  Aqui um trecho da AYURVEDA : "Todo tratamento depende da dosagem. Uma subdose de medicamento não pode curar a doença, assim como uma pequena quantidade de água não pode apagar um grande fogo. Um medicamento dado em dose excessiva se provará prejudicial, assim como água em excesso prejudica as colheitas. Portanto, após considerar cuidadosamente a severidade da doença e a potência do medicamento, o médico deve aministrá-lo em dose pequena." autor : Charaka.

sábado, 22 de outubro de 2011

HISTORIA DA AYURVEDA

Hoje eu quero contar para vocês um pouco da história da Ayurveda, é muito comum as pessoas visitarem meu consultório e terem sede de conhecimento sobre as terapias indianas, que em nada tem esoterismo, mas sim muito conhecimento, estudos, ciência. Caso queiram saber mais sobre a ayurveda e o meu trabalho no Brasil enviem email para bokkulla@gmail.com que eu e minha equipe de assessores respondemos.

Breve História da Ayurveda

AYURVEDA, o conhecimento Védico de medicina se originou há mais de 5000 anos atrás. Seus dois textos mais famosos pertencem às escolas de Charaka e Sushruta. De acordo com Charaka, a saúde e a doença não são predeterminadas e a vida pode ser prolongada pelo esforço humano. Sushruta define como finalidade da medicina curar as doenças do doente, proteger o saudável e prolongar a vida.
AYURVEDA, visa a saúde no equilibrio do corpo, mente e espírito até hoje sobrevive como prática distinta da Alopatia mesmo na própria Índia. Diferencia-se da Medicina tradicional chinesa e da Medicina tibetana embora apresentem elementos e conceitos comuns.
8 CIÊNCIAS, 8 DIVISÕES
Dentre os Vedas o Yajur Veda refere-se especialmente as questões médicas, daí o nome até hoje utilizado de medicina Ayurvedica. O Ayurveda descreve oito ramos:(chikits) (medicina interna), shalyachikits (cirurgia incluindo anatomia), kyachikits(doenças do olho, ouvido, nariz, e garganta), kaum; rabhritya (pediatria), bhtavidy; (psiquiatria, ou demonologia), agada tantra (toxicologia); rasyana (ciência do rejuvenescimento), e  karana (ginecologia e fertilidade).
Esperava-se que um estudante do ayurveda viesse a saber as dez artes indispensáveis à aplicação de sua medicina: destilação, habilidades cirúrgicas, cozinha, horticultura, metalurgia, manufatura de açúcar, farmácia, análise e separação dos minerais, combinar metais, e preparação dos alcalóides. O ensino de vários assuntos era realizado durante a instrução de assuntos clínicos relevantes. Por exemplo, o ensino de anatomia era uma parte do ensino da cirurgia, embriologia era uma parte de treinamento de pediatria e obstetrícia, e o conhecimento de fisiologia e patologia estavam presentes no ensino de todas as disciplinas clínicas.
PRINCÍPIOS DE ÉTICA
Na conclusão da iniciação, o guru dava um endereço solene aos estudantes onde o guru dirigia os estudantes a uma vida de castidade, honestidade, e vegetarianismo. O estudante devia esforçar-se com todo seu ser para curar as doenças. Não devia enganar pacientes para obter vantagens. Devia vestir-se modestamente e evitar a bebidas fortes. Devia ser recatado e possuir auto-controle, medir suas palavras todas as vezes. Devia aperfeiçoar constantemente seus conhecimentos e habilidades técnicas. No repouso do paciente devia ser cortês e modesto, dirigindo toda a atenção ao bem-estar do paciente. Não devia divulgar nenhum conhecimento sobre o paciente e sua família. Se o paciente fosse incurável, devia guardar isto consigo mesmo, caso pudesse prejudicar o paciente ou outros afins.
A duração normal do treinamento do estudante era de sete anos. Antes da graduação, o estudante devia passar em um teste. Mas o médico (vaidya) devia continuar a aprender através dos textos, da observação direta (pratyaksha), e através da inferência (anum). Além de participar de encontros de médicos (vaidyas) onde o conhecimento era trocado. Os doutores também deviam obter conhecimento de remédios incomuns dos habitantes das montanhas, florestas e pastores.

domingo, 16 de outubro de 2011

Caminhos Alternativos

Lord Danwatari - Deus da Medicina

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como "um estado de completo desenvolvimento físico, mental e bem-estar social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade". A mudança de paradigma que está ocorrendo é de um médico que só trata as doenças e um médico holístico que melhora a saúde. A abordagem é a prevenção da doença de intervenção precoce e impulsionar o sistema imunológico da pessoa com medicamentos naturais que são seguros e têm efeitos colaterais pouco ou nenhum. Atualmente o Brasil se abre para novos tipos de práticas na área de saúde, e começa sutilmente a promover ações em prol da implantação das terapias suplementares para o Sistema Público de Saúde.
Caminhos Alternativos
Os seres humanos são tratados  como um conglomerado de órgãos, mas o avanço fenomenal da medicina moderna tem levado a caminhos alternativos para a cura e bem-estar. É importante compreender a nós mesmos como seres multidimensionais que possuem corpo, mente e espírito. Todos estão interligados, e um equilíbrio dinâmico de todos os três fatores é essencial para o verdadeiro bem-estar. Medicina Ayurvédica vê o paciente em sua totalidade como ser humano, no contexto de seu ambiente. Assim, o tratamento é baseado na física, psicologia, nutricional, as necessidades sociais, ambientais e espirituais as quais o paciente está inserido.
 Filosofia holística
Jan Christian Smuts introduziu o "holismo" termo em 1926. Sua origem é a palavra do grego antigo "holos", que significa "todo". O Dicionário Oxford define o holismo como "a teoria de que certos conjuntos devem ser considerados como maior do que a soma de suas partes." Podemos pensar numa abordagem da saúde holística, alternativa, suplementar, como o  tratamento da pessoa como um todo, incluindo fatores mentais e sociais, em vez de apenas os sintomas de uma doença.
O princípio fundamental do tratamento ayurvédico holístico é que a defesa natural e sistema imunológico de um indivíduo quando reforçada, tem o potencial para curar e prevenir doenças.
A abordagem holística na Ayurveda, no entanto, combina a escolha do passado, entrelaçado com o melhor do presente e prepara você para o futuro, dando-lhe uma visão abrangente sobre as áreas até então desconhecido de seu sistema.
Nos próximos posts iremos abordar temas sobre a Mente, o Corpo e o Espírito

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O TOQUE SUAVE DA SHIRODARA

Shirodhara é palavra sânscrita que, traduzindo para o português, entende-se como “fluxo continuo na cabeça”, onde “shiro” – significa cabeça, e “dhara” – fluxo contínuo.Shirodhara é um tratamento ayurvédico, que envolve lentamente derramar líquidos sobre o terceiro olho de um cliente, que está localizado na testa. O líquido é projetado para relaxar o corpo e abrir o terceiro olho.Na Ayurveda, o objetivo da terapia é o equilíbrio natural dos doshas - palavra sânscrita que significa humores corporais ou biótipo. Uma vez recomposto o equilíbrio doshico, os tecidos debilitados pela enfermidade são rejuvenecidos. A técnica atua sobre a glândula pineal, responsável por vários distúrbios neurológicos. Por isso é indicado para casos de estresse, depressão, bipolaridade, toc,e outros desequilíbrios energéticos do corpo físico .O tratamento é realizado a partir do uso de óleo medicado, chá ou um preparo especial feito a base de leite de acordo com o biotipo dominante na pessoa. O óleo, a uma temperatura morna e agradável, é colocado em um pote de cobre.e derramado sob a testa do paciente. Em meu consultório costumo sempre aplicar a shirodara para um relaxamento profundo do paciente pera que ele possa relaxar e renovar as energias.
Telefone(11) 55852141 EmaiL: bokkulla@gmail.com                                                                                                                                      

domingo, 9 de outubro de 2011

DESINTOXICAÇÃO E REJUVENESCIMENTO

Panchakarma é a terapia  indiana realizada para eliminação das toxinas, purificação, reequilíbrio do corpo e rejuvenescimento. No Brasil ainda são poucos profissionais que conhecem profundamente e estão habilitados a praticar o Panchakarma oferecendo ao paciente total segurança.
'Pancha' significa 'cinco' e 'karma' significa 'ação'. Esta terapia serve para corrigir o desequilíbrio dos doshas - Vata, Pitta, Kapha, a fim de manter o seu equilíbrio nato. Durante cada estação do ano, um ou mais dos doshas se acumulam, o que provoca um desequilíbrio e torna o corpo propenso a doenças. Por isso é importante pelo menso uma vez ao mês realizar algum tipo de desintoxicação do corpo, contribuindo para o seu hamronioso funcionamento e uma saúde perfeita.

Esta terapia também combate doenças neurológicas como a artrite, paralisia, reumatismo, problemas dermatológicos e distúrbios mentais. O Panchakarma não é apenas destinada a eliminação de toxinas que causam doenças, mas também para repor a nutrição celular dos tecidos. É por isso que muitas vezes é denominado como TERAPIA DO REJUVENESCIMENTO.

A terapia PANCHAKARMA é realizado em três etapas:

• Purvakarma - procedimentos preparatórios que ajudam o corpo a eliminar as toxinas presentes no estômago e tecidos e ajudar a facilitar as toxinas para passar para o canal alimentar.
• Pradhanakarma - tratamento principal, que é projetado de acordo com as necessidades de cada indivíduo
• Paschatkarma - pós cuidados, tratamento inclui o regime de dieta e os dos outros e não fazer.
Entenda os cinco procedimentos de eliminação de toxinas acumuladas pelo corpo:

• VAMANA - induzindo vômito especialmente para doenças relacionadas kapha como asma, tosse, constipações crônicas, psoríase, acne, artrite, diabetes e distúrbios kapha outros. Este é um indolor, processo emético induzida por drogas.

• Virechana - purgação induzindo especialmente para a eliminação de toxinas Pita relacionados do corpo. Aqui, drogas que estimulam os movimentos intestinais são induzidas para a expulsão de Pita excesso.
• Nasya - limpeza nasal através da aplicação de óleos ou pós médica. As narinas são considerados a porta para o cérebro e aplicação nasal de óleos é útil em condições como a sinusite alérgica, enxaqueca e epilepsia. Se a terapia Nasya foi realizado de forma eficaz, Kapha relacionados toxinas dos seios paranasais são eliminados ea região nutridos. Devido a isso, o paciente sente um grande alívio na cabeça e clareza dos órgãos dos sentidos. Respiração torna-se completamente desobstruído que dá sono profundo durante a noite. Melhoria olfativo também é sentida. Nasya é excelente para sinusite crônica, dores de cabeça, doenças da garganta, resfriados crônicos, congestão no peito, epilepsia, catarro, enxaqueca, restrição de voz, doenças oculares e espondilite cervical.

• Vasti - enema medicado é particularmente bom para aliviar o excesso de Vata. Vasti efeitos são diretamente sentidos no cólon, a morada principal do Vata. Com a aplicação de uma série de purificar e nutrir vastis, os doshas mórbida e outras toxinas presas por muito tempo nos tecidos são eliminados. Isto restaura o equilíbrio dos humores. Vasti é bom para distúrbios do baço, cólica, cálculo, cálculos renais e muitas outras doenças devido a um distúrbio Vata. Ele ajuda na constipação crônica, lombalgia, artrite reumatóide, obesidade, dor ciática, várias desordens neurológicas como a esclerose múltipla, epilepsia, distrofia e atrofia de nervos e músculos. - Sneha Vasti - enema com óleo medicado que permanece no cólon e reto por um curto período de tempo para absorver as toxinas e eliminá-los para fora do corpo.
• NIROOHA Vasti - enema usando uma combinação especial de decocções de ervas, pasta, pó e óleos. Ele tem um efeito sobre o sistema nervoso para ajudar a eliminar os desequilíbrios de Vata.
• RAKTHAMOKSHANA - para remover as impurezas do sangue através de terapia sanguessuga ou outros métodos. No ocidente ainda causa algum tipo de cosntrangimento e restrição usar esse tipo de terapia com sangue-sugas, mas no oriente, principalmente na Índia, é muito comum e natural as pessoas se curarem, em breve espaço de tempo, com esse tipo de técnica. É possível tratar, por exemplo, pacientes que sofrem de varizes com a técnica RAKTHAMOKSHANA e obter ótimo resultados pois proporciona maior  circulação do sangue.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os 3 Doshas, os 4 Elementos


Entenda um pouco com funciona a Ayurveda.
Para fazer qualquer diagnóstico nos baseamos nos Doshas.

O que é Dosha?

De origem sânscrita, a palavra DOSHA pode ser entendida  como "marca", "tipo", "princípios metabólicos". A Ayurveda considera três biotipos de pessoa : Vata, Pitta e Kapha -, os três princípios básicos metabólicos que ligam a mente e o corpo. Eles têm origem na diferente mistura de pares dos cinco elementos:
VATA:  éter e ar
PITTA:  fogo e  água 
KAPHA:  água e terra 

Analisando os  doshas, a Ayurveda determina a natureza básica do indivíduo e estabelece uma linha de, tratamento adequada a suas necessidades reais para o seu reequílibrio.

Entenda a dinâmica dos doshas:
Vata mantém a energia da vontade, governa a inspiração do ar atmosférico, a exalação, o movimento, as descargas dos impulsos, o equilíbrio dos tecidos e a acuidade dos sentidos.
Em excesso, ele causa secura, desidratação, escurecimento, descoloração, desejo de tepidez, tremores, distensão abdominal, prisão de ventre, enfraquecimento, insônia, redução da acuidade sensorial (visão, audição, tato, paladar e olfato), incoerência ao se expressar e fadiga. Vata localiza-se no cólon (que é sua sede e tende a se acumular nos quando em desequilíbrio), nos quadris, coxas, ouvidos, ossos e no sentido do tato.
Pitta em condições normais, é responsável pela digestão, pelo calor, pela percepção visual, pela fome, sede, pelas condições da pele, pela suavidade do corpo, pela inteligência, determinação e coragem.
Em excesso, causa coloração amarelada da urina, das fezes, dos olhos e da pele; pode também provocar fome e sede excessivas, sensação de queimação em qualquer parte do corpo e dificuldade para dormir. Pitta situa-se no intestino delgado (sua sede), no estômago, no suor, no tecido gorduroso, sangue, plasma, linfa e no sentido da visão.
Kapha por sua vez, é responsável pela firmeza e pela estabilidade, pela manutenção dos fluidos corporais, pela lubrificação das articulações em geral, pelas emoções positivas como as de paz, amor e compaixão. Quando exacerbado reduz a capacidade digestiva e provoca a acumulação do muco, sensação de exaustão, de frio, de peso, palidez, dificuldade de respirar, tosse e um desejo excessivo de dormir. Kapha localiza-se no peito (sua sede), na garganta, cabeça, pâncreas, costelas, estômago, nariz e língua

sábado, 1 de outubro de 2011

AYURVEDA - CIÊNCIA DA VIDA


SIGNIFICADO AYURVEDA 
 AYUR = Significa Vida VEDA = Significa Conhecimento
AYURVEDA = Conhecimento da Vida