quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

BIOTIPOS DOS FAMOSOS QUE SIMPATIZAM COM A AYURVEDA

Aqui você identifica os biotipos (doshas) de personalidades famosas que conhecem e simpatizam com a Ayurveda, método
de cura para saúde e longevidade tradicional na Índia. Verifique as características e veja com qual elemento da Natureza você se identica mais.
Sucesso!

 


Rainha da Inglaterra

Pitta (Fogo + Água)

1.       Minhas atividades acontecem de maneira organizada

2.       Tenho opiniões firmes e expresso-as com determinação

3.       Transpiro bastante

4.       Sinto-me mal quando não faço uma refeição

5.       Meu cabelo tem uma dessas características calvície, ralo e liso; louro ou vermelho

6.       Meu apetite é enorme e posso comer grandes quantidades

7.       Meu intestino funciona com regularidade e tenho o intestino mais solto que preso

8.       Sou impaciente

9.       Irrito-me facilmente, mas logo esqueço o que causou a irritação

10.   Adoro alimentos gelados como sorvete

11.   É mais fácil achar que o apartamento está quente demais que frio demais

12.   Detesto comidas muito quentes e condimentadas

13.   Não sou muito tolerante em relação a divergências

14.   Gosto de desafios e tenho grande determinação de conseguir o que quero

15.   Sou crítica em relação aos outros e a mim mesma

JULIA ROBERTS
KAPHA (Água + Terra)







1.       Minha inclinação é fazer as coisas devagar

2.       Ganho peso com maior facilidade que a maioria das pessoas e tenho dificuldade de perdê-lo

3.       Posso perder uma refeição sem me sentir mal

4.       Tenho propensão e catarro, congestão crônica, asma ou sinusite

5.       Preciso de pelo menos oito horas de sono por noite

6.       Durmo profundamente

7.       Meu temperamento é cordado e não me irrito facilmente

8.       Não aprendo facilmente, mas tenho excelente memória

9.       Incomoda-me o tempo frio e úmido

10.   Meu cabelo é espesso, ondulado e escuro

11.   Minha pele é macia e pálidas

12.   Minha estrutura óssea é sólida e larga

13.   Tenho boa capacidade de resistência física

14.   Caminho devagar

15.   Como devagar e minhas atitudes são metódicas


 
Michelle Pfeifer
Vata (Ar + Éter)





Michelle Pfeiffer

Vata

1.Não tenho muita facilidade de memória

2.Caminho depressa e com leveza

3.Minha estrutura óssea é estreita e não ganho peso facilmente

4.Tenho dificuldade de tomar decisões

5.Sofro de gases e prisão de ventre

6.Meus pés e minhas mão estão sempre frios

7.Sofro de ansiedade e me preocupo demais

8.Falo depressa e muito

9.Meu humor muda bruscamente e me emociono com facilidade

10.Tenho dificuldade de adormecer ou de conseguir uma boa noite de sono

11.Minha pele tende a ser muita seca

12.Meus movimentos são rápidos e tenho súbitos impulsos de energia

13.Excito-me facilmente

14.Meus hábitos de alimentação e sono são irregulares

15.Aprendo depressa, mas também esqueço depressa

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O DEUS QUE EXISTE EM MIM SAUDA O DEUS QUE EXISTE EM VOCÊ !






Durante o ano todo de 2011 publicamos vários artigos e dicas da tradicional medicina Indiana – Ayurveda para  saúde perfeita, bem-estar e longevidade, aqui vai uma receita Ayurvédica para fechar 2011 e abrir 2012 com chave de ouro: manter equilibrado os 3 suportes da Vida – Sono, Alimentação, Sexualidade.NAMASTÊ ! (O DEUS QUE EXISTE EM MIM SAUDA O DEUS QUE EXISTE EM VOCÊ)


A Ayurveda prioriza três pilares como equilíbrio para o corpo: sono, alimentação e sexualidade.
O funcionamento normal desses três pilares é fundamental para a saúde perfeita.

SonoNidra
É responsável pelo repouso das funções orgânicas e recuperação das forças e energias. O sono deficiente ou ausente é capaz de destruir um estado de saúde perfeita e até mesmo encurtar o tempo de vida.
O sono durante o período de oito horas à noite é o mais recomendado para reposição de energias e equilíbrio da saúde. Para quem necessita ficar acordado à noite recomendamos o mesmo período de horas de sono durante o dia, num ambiente calmo e silencioso de preferência.
No verão é fácil sentir mais sono, principalmente após as refeições, pois o dosha Vata passa por um suave aumento e a secura do ar é maior devido ao calor do sol.
O sono diurno é recomendado para quem está passando por um período de estresse físico ou emocional ou para quem sofre de dispnéia ou diarréia.
É importante observar que as pessoas que têm mais acúmulo de gordura no corpo, ingerem alimentos gordurosos  tem mais acúmulo de kapha portanto não devem dormir durante o dia para não criar excesso de líquido no organismo (kapha). Isso pode provocar lassidão, catarro nasal,, hidropisia, náuseas, fraqueza digestiva.
Os sintomas de insônia podem ser combatidos com massagens relaxantes no corpo todo, banho morno, óleos nutritivos aplicados na região da cabeça (shirodara), um copo de leite morno adoçado com mel antes de deitar, exercício de respiração e mentais, trazendo à memória lembranças de situações, cenas ou pessoas que lhe façam bem.

Sexualidade (ABRAHMACHARYA)
A Ayurveda considera não apenas a quantidade, mas também a qualidade das relações sexuais para que sejam conduzidas de um modo saudável e com naturalidade.
A atividade sexual equilibrada e saudável resulta, além do prazer da vida, numa boa memória, inteligência, longevidade, pois é adequada para acuidade dos órgãos dos sentidos, força e disposição, retardamento do processo de envelhecimento, especialmente nas mulheres.
Segundo a Ayurveda não é saudável ter atividades sexuais antes dos 16 anos de idade e nem após os setenta anos, pois a sobrecarga diminui desnecessariamente a força vital do organismo que é mais fragilizado nessas fases de vida.
Também não é recomendável a prática sexual com estômago ou intestino cheio.
Após a relação sexual é recomendado um banho morno, aplicação de óleos aromáticos no corpo, respirar ar puro e tomar uma “rasayana” preparada com açúcar mascavo ou leite morno adoçado com mel, relaxar e até dormir para que o vigor e energia do corpo seja recompostos.

Na Ayurveda a sexualidade é tratada com afrodisíacos que inclui preparos de ervas, óleos, e massagens. Na cultura indiana a energia sexual é semelhante a do cavalo, que é um símbolo de força e vitalidade.

Charaka Sahmita ensina que a relação sexual é uma faísca do mundo espiritual, que duas pessoas quando se encontram é algo preparado pelos deuses no mundo espiritual.
Para a Ayurveda a sexualidade também tem relação com as estações do ano e os doshas. Veja as recomendações feitas para cada estação do ano:

VerãoEstação quente e chuvosa
A relação sexual nesse período do ano deve ser mais moderada, com mais qualidade e menos quantidade, sempre revitalizando o corpo através do sono e alimentação adequados, banhos termais e uso de rasayanas.
Primavera e Outono – Estações Medianas
Recomenda-se a relação sexual a cada três dias, sempre acompanhada de uma prática respiratória
Inverno – Estação fria com muito vento e umidade
É recomendado a prática diária, fazendo uso de afrodisíacos, alimentos e medicamentos que reponham a força da energia do corpo.

Cuidados com a Saúde
A prática da sexualidade para a Ayurveda envolve os princípios de amor, ética e respeito, por isso, é recomendado uma prática saudável com um parceiro sexual sadio.
Deve-se também incluir os cuidados com as DSTS – Doenças Sexualmente Transmissíveis: Hepatite C, AIDS, HPV, Gonorréia, Sífilis.

ALIMENTAÇÃO (AHARA)
A boa alimentação é um dos pilares fundamentais para a ciência ayurvédica. Comer para viver e não viver para comer é um axioma que ilustra bem os princípios de disciplina requisitados pela Ayurveda.

A Alimentação é considerada um fenômeno sagrado para os indianos que vivem numa Sociedade altamente espiritualizada e praticante de vários tipos de religiões. Todo alimento deve ser agradecido antes de ser ingerido, nele está inserido toda um ciclo de energia e trabalho, desde a plantação, a colheita, a seleção, o preparo, a oferenda e o recebimento do alimento. A Natureza é muito cultuada e respeitada pelo povo indiano, e todo alimento natural, é como se fosse uma parte dela que estamos levando para dentro nós, por isso ao nos alimentar, estamos nos conectando com toda força, beleza e energia da Mãe Terra.

A Ayurveda considera tanto a qualidade como a quantidade dos alimentos. Agni é o fogo digestivo, e o dosha predominante na digestão é PITTA

A quantidade certa de alimentos é decisiva para uma digestão satisfatória. A ingestão de uma quantidade insuficiente de alimentos compromete a função do aumento da força do organismo, o desenvolvimento e vigor do corpo. Isso pode ativar doenças de natureza vata. A ingestão excessiva de alimento pode produzir um aumento rápido de todos os doshas. O consumo descontrolado de comida pode causar vários distúrbios no corpo todo como gordura, alteração da pressão arterial, diabete, colesterol, etc.

4 Tipos de Agni
1 – Sama Agni – Equilibrado não tem dificuldade nenhuma, balanceado
2 – Vishama Agni – Instabilidade no fogo digestivo – Vata está desequilibrado, um hora faz digestão, outro dia não faz digestão
3- Teekshna Agni – Pitta está desequilibrado, desperta muito apetite, muita fome, exagero
4- Manda Agni – Significa que kapha está desequilibrado, o apetite é baixo, quase nulo, desregular. Existem 13 Tipos de Agnis

Cinco Pancha Bhuta Agnis – cinco elementos (fogo, ar, água, terra, ar)
Sete Sapta Dhatu Agnis – sete tecidos (rasa - líquidos no corpo, rakta = sangue, mamsa = musculatura, meda = gordura, asthi = ossos, majja = medula óssea, sukra = hormônios femininos e masculinos) = força que move a estrutura
Um Jatara Agni – Fogo digestivo = localizado estômago, fígado, vesícula, baço, todo aparelho digestivo

Outros fenômenos são interessantes conhecer e entender acontece o processo digestivo.

O fato de ingerir comida contaminada ou indigesta é capaz de desencadear esses outros fenômenos do processo digestivo, veja:

Alasaka é um termo em sânscrito que caracteriza o bloqueio do movimento do bolo alimentar, isso é tecnicamente conhecido como  “atonia gastrointestinal”, fenômeno em que a comida não é expelida pelo corpo nem pelo vômito, nem pelas fezes. Nesse caso a comida não passa pela digestão, mas fica, preguiçosamente, dentro do estômago.

Visuchika é um termo que designa um profundo agravamento de Vata e de outros doshas, causando diferentes tipos de sintomas no aparelho digestivo, compatíveis com uma gastroenterite aguda, caracterizada por vômitos, diarréias e outros sintomas, dependendo dos doshas envolvidos. Quando predomina o desequilíbrio de vata, aparecem dores abdominais, distensão do abdômen, tremores, rigidez, etc.
Os doshas quando agravados e em desequilíbrio são excessivamente aumentados e penetram nos canais contaminados e obstruídos pelo acúmulo de comida não digerida, produzindo AMA – má digestão. O resultado é a obstrução dos tecidos do corpo, a intoxicação e o conseqüente aparecimento de doenças.
Para entender um pouco mais é preciso saber que quando Vata está em desequilíbrio aparecem dores abdominais, distenção do abdome, tremores, rigidez, dores nas costas devido ao mal processo ddigestão. Se Pitta está em desequilíbrio surgem febre, disenteria, sensação de queimação (azia), acidez, sede, perda de consciência, entre outros.
Preste muita atenção no seu tipo de alimentação, coma para viver e não viva para comer. Tenha uma alimentação sempre balanceada, sem excesso de alimentos processados ou industrializados.


NAMASTÊ ! Muita paz e saúde !

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MEDITAÇAO DO CIGARRO


bokkulla@gmail.com
 

Mais que medicina, mais que ciência, a AYURVEDA é conhecimento.
Conhecimento para o bem-estar, para a saúde perfeita, para o equilíbrio e Vida feliz.
Manter o equilíbrio é manter a força interior , fazendo o que te faz bem, se relacionando com pessoas e situações que lhe fazem bem, motivam sua razão de estar e interagir no mundo. Cuidar do corpo, da mente e da alma são deveres de casa que trouxemos quando viemos para essa existência terrena, para aqueles que acreditam na reencarnação o bom é fazer a lição da melhor maneira para não ter reprovações quando partir para o mundo espiritual, já os que não acreditam em vida pós a morte, é importante ter princípios que façam valer sua existência com tranqüilidade através do conhecimento profundo de si mesmo e também do próximo. Assim podemos construir um mundo mais harmonioso e gostoso para viver.
Para as pessoas que possuem o vício de fumar ou se relaciona, direta ou indiretamente, com alguém  que fuma, selecionamos uma passagem da obra “ O Livro Orange”, do Osho – sábio filósofo indiano, que é uma Meditação. Se o leitor observar bem e praticar esse ensinamento não apenas em relação ao cigarro mas à outros hábitos que deseja modificar será fácil atingir seu objetivo.
Boa leitura!

Meditação do cigarro

Um homem veio a mim. Ele sofria do vício de fumar há trinta anos; ele estava doente e os médicos disseram: "Você nunca ficará bom se não parar de fumar." Ele era um fumante crônico e não conseguia parar. Mas ele tentou, tentou arduamente e sofreu muito tentando. Conseguia por um ou dois dias, mas então a necessidade de fumar vinha tão forte que simplesmente o vencia. Novamente ele caía no mesmo esquema.
Por causa disso, ele perdeu toda a autoconfiança; sabia que não podia fazer nem essa pequena coisa: parar de fumar. Ele se desvalorizou diante de si mesmo; considerava-se a pessoa mais sem valor do mundo. Não tinha mais respeito por si mesmo. E assim, ele veio a mim.

Ele disse: "O que posso fazer? Como posso parar de fumar?" Eu lhe disse: "Você tem que entender. Agora, fumar não é apenas uma questão de decisão. É algo que já entrou no seu mundo de hábitos; já se enraizou. Trinta anos é um longo tempo. Esse hábito tem raízes no seu corpo, na sua química, espalhou-se em você. Não é mais apenas uma questão de decidir com a cabeça; sua cabeça não pode fazer nada. Ela é impotente; pode começar coisas, mas não pode pará-las facilmente. Uma vez que você começou e praticou por tanto tempo, você é um grande iogue - trinta anos de prática em fumar! Já se tornou automático; você tem que desautomatizar isso." Ele perguntou: "O que você quer dizer por desautomatizar?"

É nisto que consiste toda a meditação: na desautomatização.

Eu lhe disse: "Faça uma coisa: esqueça tudo sobre parar de fumar. Não há necessidade. Por trinta anos você fumou e viveu; é claro que foi um sofrimento, mas você se acostumou a ele também. E o que importa se você morrer algumas horas antes do que morreria sem fumar? O que você vai fazer aqui? O que você fez? Então, qual a importância em morrer na segunda, na terça ou no domingo, neste ou naquele ano - que importa?"

Ele disse: "Sim, isso é verdade; não importa".

Então eu disse: "Esqueça tudo sobre parar de fumar; não vamos parar absolutamente. Ou melhor, vamos compreender isso. Assim, da próxima vez, faça do fumar uma meditação".

Ele disse: "Do fumar uma meditação?" Eu disse: "Sim. Se as pessoas zen podem fazer do beber chá uma meditação, uma cerimônia, por que não com o cigarro? Fumar também pode ser uma bela meditação".

Ele ficou impressionado e disse: "O que você está dizendo? Meditação? Conte-me - nem posso esperar!"

Então dei a meditação para ele: "Faça uma coisa. Quando pegar o maço de cigarros do seu bolso, pegue-o bem lentamente. Curta, não há pressa. Fique consciente, alerta, atento; pegue lentamente com atenção total. Então, tire um cigarro do maço com toda a atenção, lentamente, não da velha maneira apressada, inconsciente, mecânica. Depois, comece a bater o cigarro no maço, atentamente. Escute o som, como fazem as pessoas zen quando o samovar começa a cantar e o chá começa a ferver... e o aroma... Então cheire o cigarro e sinta sua beleza..."

O homem disse: "O que você está dizendo? A beleza?"

"Sim, ele é belo. O tabaco é tão divino quanto qualquer outra coisa. Cheire-o; é o cheiro de Deus".

O homem ficou um pouco surpreso: "O que! Você está brincando?"

"Não, não estou brincando. Mesmo quando brinco, não brinco. Sou muito sério."

Então, ponha o cigarro na boca, com toda a atenção, e acenda-o. Curta cada ato, cada pequeno ato e divida-o em muitos pequenos atos para que você possa tornar-se o mais alerta possível.

Dê a primeira tragada: Deus em forma de fumaça. Os hindus dizem, "Annam Brahm" - "Comida é Deus". Por que não a fumaça? Tudo é Deus. Encha profundamente seus pulmões - isto é pranayam. Estou lhe dando uma nova ioga para um novo tempo! Depois, solte a fumaça, relaxe; dê outra tragada - e faça tudo bem devagar...

Se você puder fazer isso. ficará surpreso; logo verá toda a estupidez disso. Não porque os outros estão lhe dizendo que é estúpido, que é ruim. Você o verá; e não apenas intelectualmente, mas a partir de seu ser total; será uma visão da sua totalidade. E então, um dia, se o vício desaparecer, desapareceu; se continuar, continuou. Você não tem que se preocupar com isso."

Depois de três meses, o homem voltou e disse: "Ele desapareceu!"

"Agora, eu disse, tente isso com outras coisas também".

Este é o segredo, o segredo: desautomatizar. Andando, ande devagar, atentamente. Olhando, olhe cuidadosamente e você verá que as árvores estão mais verdes do que nunca e as rosas estão mais rosas do que nunca. Escute! Alguém está falando, sussurrando: ouça atentamente. Quando você falar, fale atentamente. Deixe que toda a sua atividade de despertar torne-se desautomatizada."