segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FARMACIA AYURVEDICA








Prof. Bokkulla Reddy

Ayurveda e Naturopatia

bokkulla@gmail.com



Dentro da farmacologia ayurvédica existe muitos recursos naturais para diversas situações que temos que nos deparar no dia-a-dia. Aqui publicaremos várias dicas de como cuidar de problemas corriqueiros de forma simples e acessível. Ressaltamos ainda a importância de sempre procurar a orientação de um profissional de saúde caso os sintomas continuem após o uso desses recursos, e de sempre manter a moderação e o bom senso ao usar qualquer um desses recursos. É importante observar o estado de saúde no geral e a informação dada pelo corpo em cada dessas situações a seguir apresentadas. 



Moléstias da Pele, Cabelos e Unhas

Espinhas, acne: Faça uma desintoxicação alimentar com uma dieta natural com base de frutas, verduras cruas, no período de uma a duas semanas. Exclua de sua alimentação frituras, gorduras, açúcar e chocolate, e modere no uso de ovos. Tome 3 xícaras de chá de bardana por dia, durante 3 meses. Fique atento ao funcionamento do teu intestino e dos hormônios. Tome banho de sol na região das espinhas. Não esprema cravos ou espinhas. Lave a região com água fria e passe uma loção tônica. Consulte um médio ou terapeuta ayurvédico para saber o que lhe causa as espinhas.

Feridas e furúnculos: Lave com chá de cavalinha ou carqueja quente, e em seguida aplique um cataplasma de dolomita frio por cerca de uma hora. Para abrir um furúnculo, faça um saquinho de gazes com sementes de linhaça fervidas, ainda bem quentes, sobre o local, por meia hora. Repita se for necessário. Faça a dieta de frutas e verduras cruas por alguns dias.

Erupções na pele: A maior parte dos casos de erupções representam um esforço do organismo para expulsar as matérias tóxicas que circulam no sangue. Se houver prurido, banhe a área repetidamente com água gelada, ou aplique compressas frias com vinagre de maçã. Se a erupção for de escamas, tipo psoríase, pode se fazer compressas ou banhos de aveia cozida às partes afetadas diariamente. Se as lesões forem extensas, e a desintoxicação caseira não der o resultado esperado procure um médico ou terapeuta ayurvédico para melhor orientação.

Aftas: Muitas vezes as aftas são o meio que o organismo encontrou de expulsar matérias estranhas através da mucosa bucal. Por este motivo, é um importante usar uma dieta desintoxicante ou uma dieta alcalinizante. Também é bom bochechar com limão puro, ou com chá de camomila com dolomita, e colocar extrato de própolis diretamente sobre as aftas, com a ajuda de um cotonete.

Gengivite: Faça bochechos com chá de camomila morna e dolomita várias vezes ao dia. Massageie as gengivas com as pontas dos dedos molhados em azeite de oliva, 3 vezes ao dia, após as refeições e depois de escovar os dentes cuidadosamente com uma escova macia.

Caspa ou queda de cabelo: Lave a cabeça com shampoo de lama negra, alternado com shampoo de Jaborandi. Friccione o couro cabeludo com suco de limão puro e coado, ou com uma loção natural contra a caspa. Faça fricções com as pontas dos dedos molhados na loção todos os dias, mesmo quando não lavar a cabeça, por um mês, para resolver o problema da caspa. Se a queda de cabelo continuar, faça fricções com chá de avenca ou com sumo de espinafre por cerca de 1 a 2 meses. No entanto, convém lembrar que a causa da queda de cabelo pode estar na má alimentação, no estresse ou ainda, ser herança genética. Outra causa comum é a falta de silício no sangue.

Unhas quebradiças: Deixe as unhas livres de esmalte por algumas semanas, e banhe-as 2 vezes ao dia em água quente contendo glicerina pura e suco de limão. Outras sugestões é molhá-las em azeite. A água do mar também é muito útil, sempre eu estiver disponível. Depois deste período, se as unhas estiverem completamente restabelecidas, pode ser usado um esmalte fortalecedor. Mas lembre-se que o melhor para suas unhas é deixá-las livres de qualquer esmalte, neste período, para poderem respirar livremente. Procure corrigir a causa. Esta pode ser excesso de ácido no sangue, falta de cálcio ou silício na alimentação, ou até mesmo um problema na tireóide.

Rachaduras nos Calcanhares: Deixe os pés de molho em água quente, lixe os calcanhares cuidadosamente, enxugue-os e massageio-s com óleo de gergelim, glicerina pura, ou óleo de fígado de bacalhau.

Calos duros: Faça um emplastro de alho amassado com azeite de oliva, somente sobre o local do calo, à noite. Prenda com gaze e esparadrapo e a seguir calce uma meia de algodão. Repita por várias noites, se necessário.

Suor nos pés: Lave-os com vinagre de maçã e água em partes iguais. Em seguida, pulverize com dolomita. Evite o uso de tênis e de outros sapatos fechados que tenham sola de borracha. Use somente meias de algodão. Ande descalço ou de sandálias sempre que for possível. Troque a areje seus calçados todos os dias.

Suor nas axilas: Para evitar o uso de desodorantes, que costumam conter alumínio em suas fórmulas, aplique sobre as axilas uma solução de vinagre de maçã e água em partes iguais ou de leite de rosas, ou de suco de limão. Caso prefira usar o limão, não exponha a pele ao sol para evitar manchas.

Olheiras: Experimente aplicar um emplastro de batata ralada, ou coloque saquinhos de chá preto ainda morno por meia hora. Ou faça compressas quentes e frias, alternando diversas vezes, para ativar a circulação local. Se houver bolsas sob os olhos, faça compressas de chá de alecrim.

Para clarear os dentes: Escove-os com pó de carvão ou esfregue-os com folhas de sálvia, uma vez por mês.








segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

DIETA DESINTOXICANTE


Bem-vindo 2012! Na visão da Ayurveda, método de cura, saúde, beleza e longevidade praticado há mais de cinco mil anos na Índia, o equilíbrio de nosso organismo depende de três fatores básicos: alimentação, sono e sexo. Manter uma vida ativa, sem sedentarismo, com atividades físicas e pensamentos positivos pode ser um dos fatores impulsionadores para uma Vida equilibrada e feliz. Prestar atenção na alimentação é uma das maneiras mais simples e eficientes de manter a saúde e a longevidade. Agora que as comemorações com comilanças tentadoras já foram realizadas, podemos “limpar” nosso organismo e nos prepararmos para as atividades do verão com uma dieta desintoxicante que pode ser feita um vez por semana durante um mês. A Ayurveda analisa a constituição de cada Ser Humano como sendo Vata (Ar+Éter), Pitta (Fogo + Água) e Kapha (Água + Terra), portanto cada pessoa é governada pelos elementos da natureza. Agni o fogo digestivo é responsável pelo centro de todas as funções do organismo, ele é que regula a quantidade e absorção de nutrientes e distribui entre os diversos órgãos. Por isso a alimentação deve ser regulada de acordo com o biótipo, ou elemento natural, predominante em cada pessoa. Exemplos: pessoas muito agitadas (pitta) devem evitar alimentos de sabores quentes, picantes, como condimentos apimentados, esse tipo de sabor acelera e agita seu metabolismo e sistema nervoso. Pessoas muito calmas (kapha) devem alimentar-se condimentos mais estimulantes por exemplo gengibre, canela, cravo. E pessoas mais instáveis (vata) devem alimentar-se com condimentos mais leves como azeite, óleo de gergelim, camomila, sal rosa, erva-cidreira, jasmim, os sabores deve ser : doce, ácido e salgado.  Alimentos industrializados e processados como legumes e carnes enlatadas devem ser evitados, tanto quanto a carne vermelha. O leite em pó é um alimento que não proporciona quase nenhum tipo de nutriente para  o organismo pois é um alimento processado industrialmente, claro que há casos em que os médicos recomendam seu consumo, mas cada caso é um caso, no geral não é bom ser consumido diariamente. O ideal é sempre consumir alimentos frescos e na temperatura ambiente. Como estamos na estação do verão, clima quente, alimentos crus são sempre bem indicados. À noite sempre é interessante uma alimentação leve como saladas, queijo natural ou de soja (tofú), evitar muzzarela, queijo prato ou outro tipo gorduroso. O arroz integral é o mais recomendados por suas características nutricionais. Um caldo de arroz temperado com cheiro verde e pouco ou nada de sal, pode ser consumido à noite. Antes de deitar-se sempre é bom uma xícara de chá que pode ser de gengibre, camomila ou erva-cidradeira que são relaxantes.


Quem faz alimentação fora de casa recomendamos sempre observar a higiene do local, dos talheres, a apresentação da comida como cores, temperatura, cheiro, e perceber a hora que foi preparada. Evitar sempre se alimentar em “botecos” com salgadinhos prontos e gordurosos, hot dogs, etc. Enfatizamos: o alimento deve ser sempre fresco, bem lavado, apresentável. Caso esteja na rua e precise realmente se alimentar de algo mais rápido prefira uma vitamina de frutas batidas com iogurte natural.
Para todas as pessoas recomendamos sempre dez a quinze minutos de descanso após as refeições, quando possível fazer um leve caminhada para auxiliar a digestão.
Receita Dieta Desintoxicante
Ao acordar (20 minutos antes do café da manhã)
1 copo de água morna com gotas de limão
Em seguida, faça a higiene matinal, pratique ioga ou meditação, limpe a língua com um raspador ou colher
Café da manhã
Mingau de aveia morno, preparado com água, água de rosas e cardamomo. Se desejar, adicione 1 colher (chá) de ghee (tipo de manteiga clarificada, muito usada na culinária indiana)
Água de coco em temperatura ambiente
Lanche da manhã
Frutas levemente assadas ou cozidas com canela e/ou gengibre, cravo, erva-doce, lavanda, baunilha
Chá (gengibre, erva doce ou hortelã) com mel ou somente água morna com limão, à vontade
Almoço
Kichadi (receita tradicional indiana) ou arroz integral ou basmati
Verduras (acelga, couve) cozidas ou refogadas
Raízes (mandioca)
Leguminosas (lentilha vermelha, feijão azuki, moyashi) – quanto menor o grão, mais fácil a digestibilidade
1/2 copo de água
Após o almoço, se possível, sente-se em um lugar confortável e repouse por 15 minutos (mas não durma)
Lanche da tarde
Torrada integral ou 1/2 pão integral torrado, com manteiga ou geléia de fruta sem açúcar
Chá (gengibre, erva-doce ou hortelã), à vontade
Jantar
Sopa de cenoura, vagem, mandioquinha ou fubá
Ceia (se necessário)
Frutas cozidas ou assadas com especiarias
Temperos são considerados remédios para o corpo e para a alma na Ayurveda
Para variar o cardápio
Frutas: maçã, pêra, uva, mamão formosa (não papaia), abacaxi doce, carambola, goiaba, pêssego, figo, manga. Devem ser levemente cozidas ou assadas. Evite: melancia, melão, abacate, frutas ácidas e oleaginosas (amendoim, nozes e castanhas).
Legumes: chuchu, abóbora, aspargo, jiló, quiabo, vagem, cenoura, maxixe, rabanete, nabo, beterraba. Devem ser consumidos cozidos, assados ou refogados e temperados com especiarias. Evite: tomate, berinjela, pimentão, brócolis, couve-flor, repolho e batata inglesa.
Folhas verdes: agrião, acelga, chicória, espinafre, almeirão, mostarda, couve. Devem ser levemente cozidas ou refogadas em azeite ou ghee e temperadas com especiarias, azeite de oliva e limão. Evite: folhas cruas e/ou refrigeradas
Raízes: inhame, bardana, mandioquinha, cará, mandioca (com moderação).
Leguminosas: feijão azuki, Moyashi, lentilhas, Mung Dal (prefira os grãos pequenos), temperadas com cominho, louro em folha ou pó, pimenta-do-reino ou assafétida.
Cereais: arroz integral ou arroz branco (cateto, agulhinha, Basmati), cevadinha, quinoa, amaranto, milho verde, fubá, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de centeio, farinha e farelo de aveia, farinha de mandioca, macarrão integral, bifum (macarrão de arroz), flocos de arroz, sementes de girassol e abóbora. Evite: pão branco e farinha branca refinada.
Especiarias: açafrão, ajwain (sementes de aipo), alecrim, anis, assafétida, cardamomo, coentro em folha ou semente, cominho, curry (folhas), endro (dill), erva-doce, gengibre em pó, hortelã, louro, manjericão, manjerona, mostarda, orégano, pimenta-do-reino (pequena quantidade), pimenta rosa, salsa, sálvia, semente de papoula, tomilho. Alho e cebola podem ser cozidos e consumidos com moderação.
Dicas Importantes:
Uma dica é ter sempre à mão porções de temperos para polvilhar em seu prato, de acordo com seu estado físico e emocional. Para a dieta de desintoxicação você poderá usar pimenta-do-reino (aumenta o ritmo do metabolismo), cominho (estimula o sistema digestivo), cúrcuma (melhora a imunidade), canela (ajuda o controle da pressão arterial e do colesterol), gengibre (antiinflamatório, reduz quadros de dores) e cardamomo (auxilia o trato gastrintestinal).
Na dieta desintoxicante ayurvedica a comida também deve ser servida sempre quentinha, para facilitar a digestão. E esqueça por esses dias laticínios, alimentos processados, carnes, fungos (shitaki, shimeji),chocolate, sorvete, fritura, vinagre, condimentos artificiais, molhos cremosos, refrigerante, bebidas geladas, alimentos artificiais irradiados ou cozidos em microondas, pois retiram do alimento o poder da energia natural.