segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TENSÀO PRE-MENSTRUAL

                                                           escultura de Israel Kislanski

A síndrome pré-menstrual ou tensão pré-menstrual é um nome genérico para mais de 50 diferentes sintomas que a mulher pode apresentar no período de 8 a 10 dias que antecedem os dias de fluxo - geralmente ocorre entre o período de ovulação e o início do período. Todos os meses, cerca de 90% das mulheres menstruantes experimentam algum sintoma relacionado à TPM em algum grau e, em muitos casos, os sintomas tão intensos que chegam a comprometer seriamente a saúde emocional da mulher.  O modelo biomédico explica que a TPM é causada por alterações hormonais que ocorrem entre a ovulação e o momento em que o revestimento do útero começa a desfazer-se, nesta fase os níveis de progesterona aumentam e os de estrogênio diminuem. Cada mulher reage de maneira diferente a estas flutuações hormonais. As causas também podem ser atribuídas a deficiências nutricionais de substâncias consideradas reguladoras do equilíbrio hormonal feminino como ácidos graxos essenciais, zinco, cálcio, magnésio e vitamina B6.  A ayurveda não explica científicamente a TPM, mas atribui a causa dos sintomas a um desequilíbrio bio-energético geral, relacionado aos três doshas – vata, Pitta e kapha. A qualidade dos sintomas vão variar de acordo com o biótipo da mulher.  








Sintomas TPM Vata



- ansiedade, agitação e nervosismo

- prisão de ventre

- diminuição do desejo sexual

- contrações musculares

- tonturas

- descoordenação dos movimentos

- redução do apetite

- baixo auto-estima

- ataques de choro

- inchaço abdominal

- insônia







Sintomas TPM Pitta



- raiva, intolerância e irritabilidade

- agravamento de alergias cutâneas e acne

- diarréia

- sensação de peno na pelve

- náusea

- agitação, dificuldade de concentração

- hipersensibilidade de humor, mudança brusca de humor

- pesadelos

- sensação dolorosa nas mamas

- palpitações

- aumento do desejo sexual

- aumento do apetite e atração por doces

- enxaqueca e dores de cabeça na região temporal







Sintomas TPM Kapha





- depressão

- tristeza e crises e choros sem fundamento lógico

- retenção de líquidos

- inchaço abdominal

- dores e inchaço nas mamas

- acne

- fome voraz e constante, principalmente por doces

- tontura

- náusea e vômito

- hipersensibilidade emocional

- letargia e sonolência

- dor de cabeça, peso na cabeça
 
O tratamento também é individualizado , mas algumas mudanças de hábitos como introdução de alimentos e a eliminação de outros podem ser abraçados por todos doshas: 

 
- alimentação de acordo com o biótipo

- reduzir a ingestão de cafeína, presentes no café e em muitos refrigerantes pois agravem Vata e aumentam a instabilidade emocional e a ansiedade.

- cortar o álcool afim de evitar dores de cabeça, inchaço abdominal e fadiga.

- ingerir periodicamente suplementos de ácidos graxos essenciais, principalmente os óleos que contenham ácidos gama-linolênicos como o de linhaça (Linum usitatissimum L), de onagra ou prímula (Oenothera biennis), de borragem (Borago officinalis L.) e de groselha negra (Ribes nigrum L.), pois desempenham papel regulador das funções endócrinas.

- reduzir a ingesta de sal para diminuir a retenção de líquidos

- ingerir mais castanhas e leite de castanhas e sementes

- ingerir mais carboidratos complexos (integrais)

- preferir chocolates com 80% de cacau – o cacau estimula a produção de serotonina, que durante a TPM é deficiente no organismo. A gordura hidrogenada presente nas outras variedades sobrecarregam o fígado e desequilibrando o fluxo de sangue.

- meditação

- aromaterapia (óleo de rosas, lavanda, gerânio, pau-rosa e sândalo são muito úteis)

- massagem

- uso ervas como a Mil-folhas (Achilea Milefolium) em forma de tintura ou chá, e açafrão na alimentação.



escultura Israel Kislansky

Apesar destas alterações serem expostas como grandes vilãs à saúde da mulher, esta é uma fase onde a natureza feminina se expressa explicitamente e pode ser aproveitada como instrumento para entrar em contato com muitos aspectos que ficam guardados no inconsciente da mulher. A natureza feminina é múltipla, é criativa, e esta característica cíclica é um grande presente promotor de auto-conhecimento, pois a mulher é obrigada a entrar em contato com suas sombras todos os meses. Muitas mulheres já aprenderam a reconhecer esta força e transformar em algo bom si. A arte e a dança são poderosas alternativas. 
 O acompanhamento de um profissional é sempre importante e potencializador dos efeitos terapêuticos. Ele sabe determinar dosagens de ervas e fitoterápicos, massagens, ajuda na investigação profunda das causas que agravam os sintomas da TPM.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TRES DÁDIVAS DA VIDA !

As três dádivas da Vida

É muito comum ouvir das pessoas que elas sofrem de síndrome de pânico, de depressão, insônia, disso ou daquilo, às vezes sintomas que afetam o sistema nervoso é o resultado do desequilíbrio das três dádivas da Vida consideradas pela ayurveda como fundamentais: sono equilibrado, alimentação equilibrada, e energia vital equilibrada.


A Ayurveda, sistema para saúde, beleza e longevidade praticada há mais de 5 mil anos na Índia considera a sexualidade, o sono e a alimentação como sendo os suportes (dádivas) para a Vida.


Quando esses três fenômenos estão em harmonia, a pessoa possui uma saúde perfeita e vida repleta de paz e boas energias.


A Ayurveda prioriza três pilares como equilíbrio para o corpo: sono, alimentação e sexualidade.


SonoNidra


É responsável pelo repouso das funções orgânicas e recuperação das forças e energias. O sono deficiente ou ausente é capaz de destruir um estado de saúde perfeita e até mesmo encurtar o tempo de vida.


O sono durante o período de oito horas à noite é o mais recomendado para reposição de energias e equilíbrio da saúde. Para quem necessita ficar acordado à noite recomendamos o mesmo período de horas de sono durante o dia, num ambiente calmo e silencioso de preferência.


No verão é fácil sentir mais sono, principalmente após as refeições, pois o dosha Vata passa por um suave aumento e a secura do ar é maior devido ao calor do sol.


O sono diurno é recomendado para quem está passando por um período de estresse físico ou emocional ou para quem sofre de dispnéia ou diarréia.


É importante observar que as pessoas que têm mais acúmulo de gordura no corpo, ingerem alimentos gordurosos  tem mais acúmulo de kapha portanto não devem dormir durante o dia para não criar excesso de líquido no organismo (kapha). Isso pode provocar lassidão, catarro nasal,, hidropisia, náuseas, fraqueza digestiva.


Os sintomas de insônia podem ser combatidos com massagens relaxantes no corpo todo, banho morno, óleos nutritivos aplicados na região da cabeça (shirodara), um copo de leite morno adoçado com mel antes de deitar, exercício de respiração e mentais, trazendo à memória lembranças de situações, cenas ou pessoas que lhe façam bem.


Sexualidade (ABRAHMACHARYA)


A Ayurveda considera não apenas a quantidade, mas também a qualidade das relações sexuais para que sejam conduzidas de um modo saudável e com naturalidade.


A atividade sexual equilibrada e saudável resulta, além do prazer da vida, numa boa memória, inteligência, longevidade, pois é adequada para acuidade dos órgãos dos sentidos, força e disposição, retardamento do processo de envelhecimento, especialmente nas mulheres.


Segundo a Ayurveda não é saudável ter atividades sexuais antes dos 16 anos de idade e nem após os setenta anos, pois a sobrecarga diminui desnecessariamente a força vital do organismo que é mais fragilizado nessas fases de vida.


Também não é recomendável a prática sexual com estômago ou intestino cheio.


Após a relação sexual é recomendado um banho morno, aplicação de óleos aromáticos no corpo, respirar ar puro e tomar uma “rasayana” preparada com açúcar mascavo ou leite morno adoçado com mel, relaxar e até dormir para que o vigor e energia do corpo seja recompostos.


Na Ayurveda a sexualidade é tratada com afrodisíacos que inclui preparos de ervas, óleos, e massagens. Na cultura indiana a energia sexual é semelhante a do cavalo, que é um símbolo de força e vitalidade.


Charaka Sahmita ensina que a relação sexual é uma faísca do mundo espiritual, que duas pessoas quando se encontram é algo preparado pelos deuses no mundo espiritual.


Para a Ayurveda a sexualidade também tem relação com as estações do ano e os doshas. Veja as recomendações feitas para cada estação do ano:


VerãoEstação quente e chuvosa


A relação sexual nesse período do ano deve ser mais moderada, com mais qualidade e menos quantidade, sempre revitalizando o corpo através do sono e alimentação adequados, banhos termais e uso de rasayanas.


Primavera e Outono – Estações Medianas


Recomenda-se a relação sexual a cada três dias, sempre acompanhada de uma prática respiratória


Inverno – Estação fria com muito vento e umidade


É recomendado a prática diária, fazendo uso de afrodisíacos, alimentos e medicamentos que reponham a força da energia do corpo.


Cuidados com a Saúde


A prática da sexualidade para a Ayurveda envolve os princípios de amor, ética e respeito, por isso, é recomendado uma prática saudável com um parceiro sexual sadio.


Deve-se também incluir os cuidados com as DSTS – Doenças Sexualmente Transmissíveis: Hepatite C, AIDS, HPV, Gonorréia, Sífilis.


ALIMENTAÇÃO (AHARA)


A boa alimentação é um dos pilares fundamentais para a ciência ayurvédica. Comer para viver e não viver para comer é um axioma que ilustra bem os princípios de disciplina requisitados pela Ayurveda.


A Alimentação é considerada um fenômeno sagrado para os indianos que vivem numa Sociedade altamente espiritualizada e praticante de vários tipos de religiões. Todo alimento deve ser agradecido antes de ser ingerido, nele está inserido toda um ciclo de energia e trabalho, desde a plantação, a colheita, a seleção, o preparo, a oferenda e o recebimento do alimento. A Natureza é muito cultuada e respeitada pelo povo indiano, e todo alimento natural, é como se fosse uma parte dela que estamos levando para dentro nós, por isso ao nos alimentar, estamos nos conectando com toda força, beleza e energia da Mãe Terra.


A Ayurveda considera tanto a qualidade como a quantidade dos alimentos. Agni é o fogo digestivo, e o dosha predominante na digestão é PITTA. 


A quantidade certa de alimentos é decisiva para uma digestão satisfatória. A ingestão de uma quantidade insuficiente de alimentos compromete a função do aumento da força do organismo, o desenvolvimento e vigor do corpo. Isso pode ativar doenças de natureza vata. A ingestão excessiva de alimento pode produzir um aumento rápido de todos os doshas. O consumo descontrolado de comida pode causar vários distúrbios no corpo todo como gordura, alteração da pressão arterial, diabete, colesterol, etc.


4 Tipos de Agni


1 – Sama Agni – Equilibrado não tem dificuldade nenhuma, balanceado


2 – Vishama Agni – Instabilidade no fogo digestivo – Vata está desequilibrado, um hora faz digestão, outro dia não faz digestão


3- Teekshna Agni – Pitta está desequilibrado, desperta muito apetite, muita fome, exagero


4- Manda Agni – Significa que kapha está desequilibrado, o apetite é baixo, quase nulo, desregular. Existem 13 Tipos de Agnis


Cinco Pancha Bhuta Agnis – cinco elementos (fogo, ar, água, terra, ar)


Sete Sapta Dhatu Agnis – sete tecidos (rasa - líquidos no corpo, rakta = sangue, mamsa = musculatura, meda = gordura, asthi = ossos, majja = medula óssea, sukra = hormônios femininos e masculinos) = força que move a estrutura


Um Jatara Agni – Fogo digestivo = localizado estômago, fígado, vesícula, baço, todo aparelho digestivo




Outros fenômenos são interessantes conhecer e entender acontece o processo digestivo.


O fato de ingerir comida contaminada ou indigesta é capaz de desencadear esses outros fenômenos do processo digestivo, veja:


Alasaka é um termo em sânscrito que caracteriza o bloqueio do movimento do bolo alimentar, isso é tecnicamente conhecido como  “atonia gastrointestinal”, fenômeno em que a comida não é expelida pelo corpo nem pelo vômito, nem pelas fezes. Nesse caso a comida não passa pela digestão, mas fica, preguiçosamente, dentro do estômago.


Visuchika é um termo que designa um profundo agravamento de Vata e de outros doshas, causando diferentes tipos de sintomas no aparelho digestivo, compatíveis com uma gastroenterite aguda, caracterizada por vômitos, diarréias e outros sintomas, dependendo dos doshas envolvidos. Quando predomina o desequilíbrio de vata, aparecem dores abdominais, distensão do abdômen, tremores, rigidez, etc.


Os doshas quando agravados e em desequilíbrio são excessivamente aumentados e penetram nos canais contaminados e obstruídos pelo acúmulo de comida não digerida, produzindo AMA – má digestão. O resultado é a obstrução dos tecidos do corpo, a intoxicação e o conseqüente aparecimento de doenças.


Para entender um pouco mais é preciso saber que quando Vata está em desequilíbrio aparecem dores abdominais, distenção do abdome, tremores, rigidez, dores nas costas devido ao mal processo de digestão.


Se Pitta está em desequilíbrio surgem febre, disenteria, sensação de queimação (azia), acidez, sede, perda de consciência, entre outros.


Preste muita atenção no seu tipo de alimentação, coma para viver e não viva para comer. Tenha uma alimentação sempre balanceada, sem excesso de alimentos processados ou industrializados.