segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TENSÀO PRE-MENSTRUAL

                                                           escultura de Israel Kislanski

A síndrome pré-menstrual ou tensão pré-menstrual é um nome genérico para mais de 50 diferentes sintomas que a mulher pode apresentar no período de 8 a 10 dias que antecedem os dias de fluxo - geralmente ocorre entre o período de ovulação e o início do período. Todos os meses, cerca de 90% das mulheres menstruantes experimentam algum sintoma relacionado à TPM em algum grau e, em muitos casos, os sintomas tão intensos que chegam a comprometer seriamente a saúde emocional da mulher.  O modelo biomédico explica que a TPM é causada por alterações hormonais que ocorrem entre a ovulação e o momento em que o revestimento do útero começa a desfazer-se, nesta fase os níveis de progesterona aumentam e os de estrogênio diminuem. Cada mulher reage de maneira diferente a estas flutuações hormonais. As causas também podem ser atribuídas a deficiências nutricionais de substâncias consideradas reguladoras do equilíbrio hormonal feminino como ácidos graxos essenciais, zinco, cálcio, magnésio e vitamina B6.  A ayurveda não explica científicamente a TPM, mas atribui a causa dos sintomas a um desequilíbrio bio-energético geral, relacionado aos três doshas – vata, Pitta e kapha. A qualidade dos sintomas vão variar de acordo com o biótipo da mulher.  








Sintomas TPM Vata



- ansiedade, agitação e nervosismo

- prisão de ventre

- diminuição do desejo sexual

- contrações musculares

- tonturas

- descoordenação dos movimentos

- redução do apetite

- baixo auto-estima

- ataques de choro

- inchaço abdominal

- insônia







Sintomas TPM Pitta



- raiva, intolerância e irritabilidade

- agravamento de alergias cutâneas e acne

- diarréia

- sensação de peno na pelve

- náusea

- agitação, dificuldade de concentração

- hipersensibilidade de humor, mudança brusca de humor

- pesadelos

- sensação dolorosa nas mamas

- palpitações

- aumento do desejo sexual

- aumento do apetite e atração por doces

- enxaqueca e dores de cabeça na região temporal







Sintomas TPM Kapha





- depressão

- tristeza e crises e choros sem fundamento lógico

- retenção de líquidos

- inchaço abdominal

- dores e inchaço nas mamas

- acne

- fome voraz e constante, principalmente por doces

- tontura

- náusea e vômito

- hipersensibilidade emocional

- letargia e sonolência

- dor de cabeça, peso na cabeça
 
O tratamento também é individualizado , mas algumas mudanças de hábitos como introdução de alimentos e a eliminação de outros podem ser abraçados por todos doshas: 

 
- alimentação de acordo com o biótipo

- reduzir a ingestão de cafeína, presentes no café e em muitos refrigerantes pois agravem Vata e aumentam a instabilidade emocional e a ansiedade.

- cortar o álcool afim de evitar dores de cabeça, inchaço abdominal e fadiga.

- ingerir periodicamente suplementos de ácidos graxos essenciais, principalmente os óleos que contenham ácidos gama-linolênicos como o de linhaça (Linum usitatissimum L), de onagra ou prímula (Oenothera biennis), de borragem (Borago officinalis L.) e de groselha negra (Ribes nigrum L.), pois desempenham papel regulador das funções endócrinas.

- reduzir a ingesta de sal para diminuir a retenção de líquidos

- ingerir mais castanhas e leite de castanhas e sementes

- ingerir mais carboidratos complexos (integrais)

- preferir chocolates com 80% de cacau – o cacau estimula a produção de serotonina, que durante a TPM é deficiente no organismo. A gordura hidrogenada presente nas outras variedades sobrecarregam o fígado e desequilibrando o fluxo de sangue.

- meditação

- aromaterapia (óleo de rosas, lavanda, gerânio, pau-rosa e sândalo são muito úteis)

- massagem

- uso ervas como a Mil-folhas (Achilea Milefolium) em forma de tintura ou chá, e açafrão na alimentação.



escultura Israel Kislansky

Apesar destas alterações serem expostas como grandes vilãs à saúde da mulher, esta é uma fase onde a natureza feminina se expressa explicitamente e pode ser aproveitada como instrumento para entrar em contato com muitos aspectos que ficam guardados no inconsciente da mulher. A natureza feminina é múltipla, é criativa, e esta característica cíclica é um grande presente promotor de auto-conhecimento, pois a mulher é obrigada a entrar em contato com suas sombras todos os meses. Muitas mulheres já aprenderam a reconhecer esta força e transformar em algo bom si. A arte e a dança são poderosas alternativas. 
 O acompanhamento de um profissional é sempre importante e potencializador dos efeitos terapêuticos. Ele sabe determinar dosagens de ervas e fitoterápicos, massagens, ajuda na investigação profunda das causas que agravam os sintomas da TPM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário