sábado, 22 de outubro de 2011

HISTORIA DA AYURVEDA

Hoje eu quero contar para vocês um pouco da história da Ayurveda, é muito comum as pessoas visitarem meu consultório e terem sede de conhecimento sobre as terapias indianas, que em nada tem esoterismo, mas sim muito conhecimento, estudos, ciência. Caso queiram saber mais sobre a ayurveda e o meu trabalho no Brasil enviem email para bokkulla@gmail.com que eu e minha equipe de assessores respondemos.

Breve História da Ayurveda

AYURVEDA, o conhecimento Védico de medicina se originou há mais de 5000 anos atrás. Seus dois textos mais famosos pertencem às escolas de Charaka e Sushruta. De acordo com Charaka, a saúde e a doença não são predeterminadas e a vida pode ser prolongada pelo esforço humano. Sushruta define como finalidade da medicina curar as doenças do doente, proteger o saudável e prolongar a vida.
AYURVEDA, visa a saúde no equilibrio do corpo, mente e espírito até hoje sobrevive como prática distinta da Alopatia mesmo na própria Índia. Diferencia-se da Medicina tradicional chinesa e da Medicina tibetana embora apresentem elementos e conceitos comuns.
8 CIÊNCIAS, 8 DIVISÕES
Dentre os Vedas o Yajur Veda refere-se especialmente as questões médicas, daí o nome até hoje utilizado de medicina Ayurvedica. O Ayurveda descreve oito ramos:(chikits) (medicina interna), shalyachikits (cirurgia incluindo anatomia), kyachikits(doenças do olho, ouvido, nariz, e garganta), kaum; rabhritya (pediatria), bhtavidy; (psiquiatria, ou demonologia), agada tantra (toxicologia); rasyana (ciência do rejuvenescimento), e  karana (ginecologia e fertilidade).
Esperava-se que um estudante do ayurveda viesse a saber as dez artes indispensáveis à aplicação de sua medicina: destilação, habilidades cirúrgicas, cozinha, horticultura, metalurgia, manufatura de açúcar, farmácia, análise e separação dos minerais, combinar metais, e preparação dos alcalóides. O ensino de vários assuntos era realizado durante a instrução de assuntos clínicos relevantes. Por exemplo, o ensino de anatomia era uma parte do ensino da cirurgia, embriologia era uma parte de treinamento de pediatria e obstetrícia, e o conhecimento de fisiologia e patologia estavam presentes no ensino de todas as disciplinas clínicas.
PRINCÍPIOS DE ÉTICA
Na conclusão da iniciação, o guru dava um endereço solene aos estudantes onde o guru dirigia os estudantes a uma vida de castidade, honestidade, e vegetarianismo. O estudante devia esforçar-se com todo seu ser para curar as doenças. Não devia enganar pacientes para obter vantagens. Devia vestir-se modestamente e evitar a bebidas fortes. Devia ser recatado e possuir auto-controle, medir suas palavras todas as vezes. Devia aperfeiçoar constantemente seus conhecimentos e habilidades técnicas. No repouso do paciente devia ser cortês e modesto, dirigindo toda a atenção ao bem-estar do paciente. Não devia divulgar nenhum conhecimento sobre o paciente e sua família. Se o paciente fosse incurável, devia guardar isto consigo mesmo, caso pudesse prejudicar o paciente ou outros afins.
A duração normal do treinamento do estudante era de sete anos. Antes da graduação, o estudante devia passar em um teste. Mas o médico (vaidya) devia continuar a aprender através dos textos, da observação direta (pratyaksha), e através da inferência (anum). Além de participar de encontros de médicos (vaidyas) onde o conhecimento era trocado. Os doutores também deviam obter conhecimento de remédios incomuns dos habitantes das montanhas, florestas e pastores.

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