quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O DEUS QUE EXISTE EM MIM SAUDA O DEUS QUE EXISTE EM VOCÊ !






Durante o ano todo de 2011 publicamos vários artigos e dicas da tradicional medicina Indiana – Ayurveda para  saúde perfeita, bem-estar e longevidade, aqui vai uma receita Ayurvédica para fechar 2011 e abrir 2012 com chave de ouro: manter equilibrado os 3 suportes da Vida – Sono, Alimentação, Sexualidade.NAMASTÊ ! (O DEUS QUE EXISTE EM MIM SAUDA O DEUS QUE EXISTE EM VOCÊ)


A Ayurveda prioriza três pilares como equilíbrio para o corpo: sono, alimentação e sexualidade.
O funcionamento normal desses três pilares é fundamental para a saúde perfeita.

SonoNidra
É responsável pelo repouso das funções orgânicas e recuperação das forças e energias. O sono deficiente ou ausente é capaz de destruir um estado de saúde perfeita e até mesmo encurtar o tempo de vida.
O sono durante o período de oito horas à noite é o mais recomendado para reposição de energias e equilíbrio da saúde. Para quem necessita ficar acordado à noite recomendamos o mesmo período de horas de sono durante o dia, num ambiente calmo e silencioso de preferência.
No verão é fácil sentir mais sono, principalmente após as refeições, pois o dosha Vata passa por um suave aumento e a secura do ar é maior devido ao calor do sol.
O sono diurno é recomendado para quem está passando por um período de estresse físico ou emocional ou para quem sofre de dispnéia ou diarréia.
É importante observar que as pessoas que têm mais acúmulo de gordura no corpo, ingerem alimentos gordurosos  tem mais acúmulo de kapha portanto não devem dormir durante o dia para não criar excesso de líquido no organismo (kapha). Isso pode provocar lassidão, catarro nasal,, hidropisia, náuseas, fraqueza digestiva.
Os sintomas de insônia podem ser combatidos com massagens relaxantes no corpo todo, banho morno, óleos nutritivos aplicados na região da cabeça (shirodara), um copo de leite morno adoçado com mel antes de deitar, exercício de respiração e mentais, trazendo à memória lembranças de situações, cenas ou pessoas que lhe façam bem.

Sexualidade (ABRAHMACHARYA)
A Ayurveda considera não apenas a quantidade, mas também a qualidade das relações sexuais para que sejam conduzidas de um modo saudável e com naturalidade.
A atividade sexual equilibrada e saudável resulta, além do prazer da vida, numa boa memória, inteligência, longevidade, pois é adequada para acuidade dos órgãos dos sentidos, força e disposição, retardamento do processo de envelhecimento, especialmente nas mulheres.
Segundo a Ayurveda não é saudável ter atividades sexuais antes dos 16 anos de idade e nem após os setenta anos, pois a sobrecarga diminui desnecessariamente a força vital do organismo que é mais fragilizado nessas fases de vida.
Também não é recomendável a prática sexual com estômago ou intestino cheio.
Após a relação sexual é recomendado um banho morno, aplicação de óleos aromáticos no corpo, respirar ar puro e tomar uma “rasayana” preparada com açúcar mascavo ou leite morno adoçado com mel, relaxar e até dormir para que o vigor e energia do corpo seja recompostos.

Na Ayurveda a sexualidade é tratada com afrodisíacos que inclui preparos de ervas, óleos, e massagens. Na cultura indiana a energia sexual é semelhante a do cavalo, que é um símbolo de força e vitalidade.

Charaka Sahmita ensina que a relação sexual é uma faísca do mundo espiritual, que duas pessoas quando se encontram é algo preparado pelos deuses no mundo espiritual.
Para a Ayurveda a sexualidade também tem relação com as estações do ano e os doshas. Veja as recomendações feitas para cada estação do ano:

VerãoEstação quente e chuvosa
A relação sexual nesse período do ano deve ser mais moderada, com mais qualidade e menos quantidade, sempre revitalizando o corpo através do sono e alimentação adequados, banhos termais e uso de rasayanas.
Primavera e Outono – Estações Medianas
Recomenda-se a relação sexual a cada três dias, sempre acompanhada de uma prática respiratória
Inverno – Estação fria com muito vento e umidade
É recomendado a prática diária, fazendo uso de afrodisíacos, alimentos e medicamentos que reponham a força da energia do corpo.

Cuidados com a Saúde
A prática da sexualidade para a Ayurveda envolve os princípios de amor, ética e respeito, por isso, é recomendado uma prática saudável com um parceiro sexual sadio.
Deve-se também incluir os cuidados com as DSTS – Doenças Sexualmente Transmissíveis: Hepatite C, AIDS, HPV, Gonorréia, Sífilis.

ALIMENTAÇÃO (AHARA)
A boa alimentação é um dos pilares fundamentais para a ciência ayurvédica. Comer para viver e não viver para comer é um axioma que ilustra bem os princípios de disciplina requisitados pela Ayurveda.

A Alimentação é considerada um fenômeno sagrado para os indianos que vivem numa Sociedade altamente espiritualizada e praticante de vários tipos de religiões. Todo alimento deve ser agradecido antes de ser ingerido, nele está inserido toda um ciclo de energia e trabalho, desde a plantação, a colheita, a seleção, o preparo, a oferenda e o recebimento do alimento. A Natureza é muito cultuada e respeitada pelo povo indiano, e todo alimento natural, é como se fosse uma parte dela que estamos levando para dentro nós, por isso ao nos alimentar, estamos nos conectando com toda força, beleza e energia da Mãe Terra.

A Ayurveda considera tanto a qualidade como a quantidade dos alimentos. Agni é o fogo digestivo, e o dosha predominante na digestão é PITTA

A quantidade certa de alimentos é decisiva para uma digestão satisfatória. A ingestão de uma quantidade insuficiente de alimentos compromete a função do aumento da força do organismo, o desenvolvimento e vigor do corpo. Isso pode ativar doenças de natureza vata. A ingestão excessiva de alimento pode produzir um aumento rápido de todos os doshas. O consumo descontrolado de comida pode causar vários distúrbios no corpo todo como gordura, alteração da pressão arterial, diabete, colesterol, etc.

4 Tipos de Agni
1 – Sama Agni – Equilibrado não tem dificuldade nenhuma, balanceado
2 – Vishama Agni – Instabilidade no fogo digestivo – Vata está desequilibrado, um hora faz digestão, outro dia não faz digestão
3- Teekshna Agni – Pitta está desequilibrado, desperta muito apetite, muita fome, exagero
4- Manda Agni – Significa que kapha está desequilibrado, o apetite é baixo, quase nulo, desregular. Existem 13 Tipos de Agnis

Cinco Pancha Bhuta Agnis – cinco elementos (fogo, ar, água, terra, ar)
Sete Sapta Dhatu Agnis – sete tecidos (rasa - líquidos no corpo, rakta = sangue, mamsa = musculatura, meda = gordura, asthi = ossos, majja = medula óssea, sukra = hormônios femininos e masculinos) = força que move a estrutura
Um Jatara Agni – Fogo digestivo = localizado estômago, fígado, vesícula, baço, todo aparelho digestivo

Outros fenômenos são interessantes conhecer e entender acontece o processo digestivo.

O fato de ingerir comida contaminada ou indigesta é capaz de desencadear esses outros fenômenos do processo digestivo, veja:

Alasaka é um termo em sânscrito que caracteriza o bloqueio do movimento do bolo alimentar, isso é tecnicamente conhecido como  “atonia gastrointestinal”, fenômeno em que a comida não é expelida pelo corpo nem pelo vômito, nem pelas fezes. Nesse caso a comida não passa pela digestão, mas fica, preguiçosamente, dentro do estômago.

Visuchika é um termo que designa um profundo agravamento de Vata e de outros doshas, causando diferentes tipos de sintomas no aparelho digestivo, compatíveis com uma gastroenterite aguda, caracterizada por vômitos, diarréias e outros sintomas, dependendo dos doshas envolvidos. Quando predomina o desequilíbrio de vata, aparecem dores abdominais, distensão do abdômen, tremores, rigidez, etc.
Os doshas quando agravados e em desequilíbrio são excessivamente aumentados e penetram nos canais contaminados e obstruídos pelo acúmulo de comida não digerida, produzindo AMA – má digestão. O resultado é a obstrução dos tecidos do corpo, a intoxicação e o conseqüente aparecimento de doenças.
Para entender um pouco mais é preciso saber que quando Vata está em desequilíbrio aparecem dores abdominais, distenção do abdome, tremores, rigidez, dores nas costas devido ao mal processo ddigestão. Se Pitta está em desequilíbrio surgem febre, disenteria, sensação de queimação (azia), acidez, sede, perda de consciência, entre outros.
Preste muita atenção no seu tipo de alimentação, coma para viver e não viva para comer. Tenha uma alimentação sempre balanceada, sem excesso de alimentos processados ou industrializados.


NAMASTÊ ! Muita paz e saúde !

Nenhum comentário:

Postar um comentário