segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

FARMACIA AYURVEDICA








Prof. Bokkulla Reddy

Ayurveda e Naturopatia

bokkulla@gmail.com



Dentro da farmacologia ayurvédica existe muitos recursos naturais para diversas situações que temos que nos deparar no dia-a-dia. Aqui publicaremos várias dicas de como cuidar de problemas corriqueiros de forma simples e acessível. Ressaltamos ainda a importância de sempre procurar a orientação de um profissional de saúde caso os sintomas continuem após o uso desses recursos, e de sempre manter a moderação e o bom senso ao usar qualquer um desses recursos. É importante observar o estado de saúde no geral e a informação dada pelo corpo em cada dessas situações a seguir apresentadas. 



Moléstias da Pele, Cabelos e Unhas

Espinhas, acne: Faça uma desintoxicação alimentar com uma dieta natural com base de frutas, verduras cruas, no período de uma a duas semanas. Exclua de sua alimentação frituras, gorduras, açúcar e chocolate, e modere no uso de ovos. Tome 3 xícaras de chá de bardana por dia, durante 3 meses. Fique atento ao funcionamento do teu intestino e dos hormônios. Tome banho de sol na região das espinhas. Não esprema cravos ou espinhas. Lave a região com água fria e passe uma loção tônica. Consulte um médio ou terapeuta ayurvédico para saber o que lhe causa as espinhas.

Feridas e furúnculos: Lave com chá de cavalinha ou carqueja quente, e em seguida aplique um cataplasma de dolomita frio por cerca de uma hora. Para abrir um furúnculo, faça um saquinho de gazes com sementes de linhaça fervidas, ainda bem quentes, sobre o local, por meia hora. Repita se for necessário. Faça a dieta de frutas e verduras cruas por alguns dias.

Erupções na pele: A maior parte dos casos de erupções representam um esforço do organismo para expulsar as matérias tóxicas que circulam no sangue. Se houver prurido, banhe a área repetidamente com água gelada, ou aplique compressas frias com vinagre de maçã. Se a erupção for de escamas, tipo psoríase, pode se fazer compressas ou banhos de aveia cozida às partes afetadas diariamente. Se as lesões forem extensas, e a desintoxicação caseira não der o resultado esperado procure um médico ou terapeuta ayurvédico para melhor orientação.

Aftas: Muitas vezes as aftas são o meio que o organismo encontrou de expulsar matérias estranhas através da mucosa bucal. Por este motivo, é um importante usar uma dieta desintoxicante ou uma dieta alcalinizante. Também é bom bochechar com limão puro, ou com chá de camomila com dolomita, e colocar extrato de própolis diretamente sobre as aftas, com a ajuda de um cotonete.

Gengivite: Faça bochechos com chá de camomila morna e dolomita várias vezes ao dia. Massageie as gengivas com as pontas dos dedos molhados em azeite de oliva, 3 vezes ao dia, após as refeições e depois de escovar os dentes cuidadosamente com uma escova macia.

Caspa ou queda de cabelo: Lave a cabeça com shampoo de lama negra, alternado com shampoo de Jaborandi. Friccione o couro cabeludo com suco de limão puro e coado, ou com uma loção natural contra a caspa. Faça fricções com as pontas dos dedos molhados na loção todos os dias, mesmo quando não lavar a cabeça, por um mês, para resolver o problema da caspa. Se a queda de cabelo continuar, faça fricções com chá de avenca ou com sumo de espinafre por cerca de 1 a 2 meses. No entanto, convém lembrar que a causa da queda de cabelo pode estar na má alimentação, no estresse ou ainda, ser herança genética. Outra causa comum é a falta de silício no sangue.

Unhas quebradiças: Deixe as unhas livres de esmalte por algumas semanas, e banhe-as 2 vezes ao dia em água quente contendo glicerina pura e suco de limão. Outras sugestões é molhá-las em azeite. A água do mar também é muito útil, sempre eu estiver disponível. Depois deste período, se as unhas estiverem completamente restabelecidas, pode ser usado um esmalte fortalecedor. Mas lembre-se que o melhor para suas unhas é deixá-las livres de qualquer esmalte, neste período, para poderem respirar livremente. Procure corrigir a causa. Esta pode ser excesso de ácido no sangue, falta de cálcio ou silício na alimentação, ou até mesmo um problema na tireóide.

Rachaduras nos Calcanhares: Deixe os pés de molho em água quente, lixe os calcanhares cuidadosamente, enxugue-os e massageio-s com óleo de gergelim, glicerina pura, ou óleo de fígado de bacalhau.

Calos duros: Faça um emplastro de alho amassado com azeite de oliva, somente sobre o local do calo, à noite. Prenda com gaze e esparadrapo e a seguir calce uma meia de algodão. Repita por várias noites, se necessário.

Suor nos pés: Lave-os com vinagre de maçã e água em partes iguais. Em seguida, pulverize com dolomita. Evite o uso de tênis e de outros sapatos fechados que tenham sola de borracha. Use somente meias de algodão. Ande descalço ou de sandálias sempre que for possível. Troque a areje seus calçados todos os dias.

Suor nas axilas: Para evitar o uso de desodorantes, que costumam conter alumínio em suas fórmulas, aplique sobre as axilas uma solução de vinagre de maçã e água em partes iguais ou de leite de rosas, ou de suco de limão. Caso prefira usar o limão, não exponha a pele ao sol para evitar manchas.

Olheiras: Experimente aplicar um emplastro de batata ralada, ou coloque saquinhos de chá preto ainda morno por meia hora. Ou faça compressas quentes e frias, alternando diversas vezes, para ativar a circulação local. Se houver bolsas sob os olhos, faça compressas de chá de alecrim.

Para clarear os dentes: Escove-os com pó de carvão ou esfregue-os com folhas de sálvia, uma vez por mês.








Nenhum comentário:

Postar um comentário