terça-feira, 1 de novembro de 2011

DwoHrudni- Dois Corações




O período de gestação é muito importante e simboliza uma fase bem delicada para a mulher em qualquer lugar do mundo.

Nós indianos consideramos a mulher gestante portadora de dois corações – DwoHrudni, por isso toda a Sociedade se mobiliza em respeito à mulher gestante com festas na família todo mês para comemorar o crescimento do bebê e a nova vida que vem ao mundo. Todas as gestantes ganham um presente que lhe faça bem que ela possa abrir os olhos ao amanhecer e contemplar como algo que lhe faça bem, isso pode ser um poema, uma fotografia, um quadro pintado à mão, algo que alimente sua alma com sentimento de paz, amor e felicidade.



A leitura que a Ayurveda faz do corpo humano é através da predominância dos três doshas: Vata (Ar), Pitta (Fogo) e Kapha (Água). Nesse período a predominância é de Vata, Ar. O útero da mulher se prepara para receber um novo ser, e tudo que é movimento caracteriza-se por Vata. O sub-dosha de Vata (Apana Vata) é o que prevalece na região do baixo-ventre e cólon do útero, ele governa todo movimento descedente (para baixo) como eliminação, menstruação, e expulsão do bebê na hora do parto.Também controla o crescimento e a diferenciação dos órgãos do feto. Esse dosha tem que ser equilibrado através de alimentação nutritiva e balanceada e, principalmente repouso, tranqüilidade. Se ele estiver muito forte, revolto, pode causar mudança brusca da posição do bebê na barriga fazendo ele se enrolar no cordão umbilical ou beber o líquido aminiótico, ou até mesmo, caso esteja muito fraco pode provocar infertilidade. A Ayurveda recomenda uma alimentação nutritiva e equilibrada de acordo com o seu biotipo. Evitar comidas muito gordurosas ou sem valor nutritivo como alguns tipos de doces. Evitar alimentos industrializados como comida enlatada, salgadinhos, bolachinhas doces, isso tudo não tem valor nutritivo nenhum, muito menos o cachorro-quente vendido na rua ou em boteco que é um risco de intoxicação alimentar para quem está vulnerável como a gestante. É sempre bom ter na bolsa uma fruta, um suco natural. Se tiver aquele desejo incontrolável de comer certo tipo de alimento, que sabe que não faz bem, deve comer somente a metade para satisfazer a ansiedade, mas não deve se descontrolar.



Nessa fase é sempre importante consultar um profissional da área de saúde sobre tudo que for ingerir, existe alguns tipos de ervas que devem ser evitados. A gestante deve preferir e tomar bastante chá, quente ou gelado, de ervas calmantes como erva-doce, camomila. Evitar babosa, alecrim, hibisco, feno-grego, essas ervas tem compostos que podem provocar aborto, mesmo quando ingeridas em quantidades pequenas.



Quanto a prática de sexo durante a gestação existe mais restrição no primeiro semestre pelo risco de aborto, então é recomendado uma vez por semana, no segundo semestre isso pode aumentar porque o bebê já está mais seguro no útero, e no fim da gravidez recomenda-se menos intensidade. Tudo tem que ser bem suave : os movimentos, as palavras, os toques; tudo tem que ser voltado para a mulher se sinta bem, se sinta feliz. Durante a gestação a mulher tem mudanças hormonais e é natural que chore muito e por motivos muito bobos, isso não deve ser reprimido pois é uma forma de desintoxicação.



Após o parto a gestante (Gharbhavati) primeiramente precisa de repouso para recuperar as energias. Massagem com óleos especiais para a pele. Alimentação equilibrada. Nada de freqüentar academia pelo menos nos cinco primeiros meses. Para manter o peso desejado é cuidar da alimentação, eu Bokkulla, sou radical nesse item, porque influência completamente o bebê mesmo depois de nascido.



A alimentação deve ser baseada em frutas, sucos naturais, sopas, chás, torradas, caldo de feijão, etc. Os hábitos tem que ser mudado, tem que evitar café, cigarro nem pensar durante a gravidez e nos primeiros meses de nascido do bebê.





Nenhum comentário:

Postar um comentário